Voltar
ratatouille

ratatouille

Ratatouille na air fryer: aprenda a clássica receita francesa, leve e colorida, feita de modo prático, saudável e irresistível.
Tempo de Preparo 41 minutes
Porções: 4 porções
Prato: Almoço Leve
Culinária: Francesa
Calorias: 160

Ingredientes
  

  • 1 unidade berinjela cortada em rodelas finas
  • 1 unidade abobrinha fatiada em rodelas
  • 1 unidade pimentão vermelho em tiras finas
  • 1 unidade pimentão amarelo em tiras finas
  • 2 unidade tomate fatiado em rodelas
  • 1 unidade cebola roxa cortada em anéis
  • 2 colher de sopa azeite de oliva extra virgem
  • 0.5 colher de chá sal
  • 0.25 colher de chá pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 colher de chá ervas finas tomilho, orégano e/ou alecrim secas
  • 2 dente alho picado

Method
 

  1. Lave e corte os vegetais: berinjela, abobrinha e tomates em rodelas finas, pimentões em tiras e cebola em anéis.
  2. Deixe a berinjela de molho em água com sal por 10 minutos para suavizar o sabor. Enxágue e seque.
  3. Pré-aqueça a air fryer a 180°C por 5 minutos.
  4. Em uma tigela, misture todos os vegetais já cortados, tempere com azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino, ervas finas e alho picado.
  5. Arrume as fatias de vegetais alternando as cores em um refratário que caiba na air fryer ou diretamente no cesto. Deixe os vegetais bem compactos.
  6. Leve para a air fryer por cerca de 30 minutos, mexendo ou remexendo delicadamente na metade do tempo para garantir um cozimento por igual.
  7. Sirva quente, decorando com um fio de azeite e mais ervas, se desejar.

Informações adicionais

O ratatouille é um clássico francês adorado por sua versatilidade, cores vivas e preparo saudável. Essa versão na air fryer facilita ainda mais o processo, mantendo o sabor autêntico e ingredientes simples do dia a dia. Ideal para refeições leves, pode acompanhar pratos proteicos ou ser servido como destaque principal de um almoço sem carne.

Dicas e truques para um ratatouille perfeito

Lave e seque bem todos os legumes para evitar que soltem muita água e deixem a preparação aguada. Cortar as fatias com a mesma espessura garante cozimento homogêneo; se possível, use um mandolim.
Para realçar sabores, deixe a berinjela de molho em água com sal antes de usar – isso remove o amargor natural. Para um toque ainda mais aromático, experimente usar ervas frescas como tomilho e manjericão no tempero.

Substituições e variações criativas

Faltou algum ingrediente? Abóbora e cenoura fatiadas são substituições doces e interessantes, enquanto cogumelos podem trazer um sabor terroso. Para quem busca um preparo com menos óleo, reduza a quantidade de azeite ou opte pelo spray.

Como servir e harmonizar

Sirva o ratatouille como entrada, acompanhamento de carnes grelhadas ou sobre uma fatia de pão tostado. Uma camada de queijo de cabra por cima ou um toque de parmesão ralado pode criar um contraste de texturas. Para um prato principal, combine com arroz integral, massas curtas ou como recheio de crepes salgados.

Toque final de chef

Ao finalizar, regue com azeite extravirgem e decore com folhas frescas de manjericão ou salsinha. Assim, o visual fica apetitoso e os aromas irresistíveis!